Vou precisar fazer canal! E agora?

blog_ludymilla_pereira_tratamento_de_canal

Antes de tudo, você tem que entender como é que funciona o desenvolvimento de uma cárie e quando é realmente necessário fazer o tratamento endodôntico, popularmente chamado de tratamento de canal.

Sobre tratamento de canal: é necessário apagar o fogo para reformar a casa

Quando alguém chega ao dentista com dores fortes, o primeiro passo é basicamente abrir o dente para aliviar a dor e desalojar todas as bactérias que estão ali. Feito isso, o outro passo é reformar aquela área destruída e preencher mantendo a estrutura do dente. Quando essa estrutura, está muito danificada, pode ser necessário a instalação de um pino dentário e uma restauração indireta (coroa dentária).

Preciso fazer canal e agora?

Se você já sentiu uma dor muito forte de dente, sabe que essa sensação é uma das piores que existem. Só de pensar em “fazer canal” as pessoas se contorcem na cadeira. Não é necessário ter medo, as técnicas de tratamento endodônticas são muito avançadas e indolores.

Não é necessário se desesperar!

Atualmente, a tecnologia tem trazido técnicas mais avançadas. Os tratamentos de canal, estão cada vez mais mais simples e rápidos.  A única dor que você pode vir a sentir, é proveniente de alguma cárie em desenvolvimento. O tratamento de canal, na realidade, tem como primeiro objetivo justamente aliviar esta dor. Apesar da dor forte ser o principal sintoma observado por todos, ela não é a única razão que deve fazer você consultar um dentista. Alguns motivos são:
– Cavidades nos dentes
– Trauma Dental
– Sensibilidade prolongada do dente
– Cor alterada do dente

Cuidado! Em alguns casos, os sintomas que indicam que o dente precisa ser submetido a um tratamento de canal são silenciosos, ou seja, não manifestam nenhum sinal, mas, já pode estar comprometido, Por isso é muito importante a visita periódica ao dentista e estar com check up bucal em dia.

Quando o assunto é ir ao dentista, quase sempre a gente fica com medo, mas não é necessário. O tratamento de canal consiste em remover a polpa dental, deixando o dente desvitalizado. O dente que necessita de tratamento de canal fica enfraquecido pela cárie, e realizar o tratamento permite que o dente continue a executar suas funções sem nenhuma perda.

Um dente tratado de canal pode durar uma vida toda, só depende de você continuar a cuidar dos seus dentes. Pratique boa higiene bucal e visite seu dentista regularmente.