Restauração dentária

Restauração dentária


restauracao-dentaria

Restauração dentária, é o nome dado ao procedimento que substitui a parte dentária perdida. Essa perda acontece pelo processo de cárie, ou processo de fratura do dente. Popularmente conhecida como “massinhas”. A restauração remove a parte deteriorada do dente, depois é feita uma limpeza em toda a área atingida, para enfim preencher a cavidade. Quando fechamos estes espaços onde as bactérias podem se infiltrar, também estamos prevenindo o aparecimento de mais cáries e problemas bucais.

Dependendo do seu tamanho pode ser feita no próprio consultório odontológico, onde é feito o procedimento que chamamos de restauração direta, usando material compatível (resina ou amálgama). Quando a cavidade é muito extensa, optamos por restauração indireta, onde é encaminhado pedido para laboratório para elaboração da peça que pode ser de diversos materiais, como: metal, resina ou porcelana. Em alguns casos, são utilizadas peças combinadas de metal e resina ou metal com porcelana.

 

restauracao-dentaria-tratamento“Quebrei o dente, e agora?”

Passado o desespero da situação desconfortável de quebrar um dente, a primeira coisa a fazer é procurar um dentista. Caso esteja sentindo dor ou incômodos, aplique gelo perto do local do trauma.

Mas qual é a restauração dentária mais indicada?
Não existe uma restauração ideal ou mais indicada para todas as pessoas. O que é melhor para cada um será determinado pela situação bucal e do local que precisa ser restaurado.

Se a cárie ou fratura danificar grande parte do dente, por ser indicado uma coroa dentária. Outro exemplo, é quando a cárie atinge o nervo, o mais indicado  no caso é o tratamento de canal.

“Eu preciso da restauração, mas não fiz, o que pode acontecer?”
Além de um dente pela metade na boca, você pode ter outras complicações. Dores, inchaço e até mesmo a perda do dente afetado. Então, tendo ou não um dente quebrado, mantenha o checkup bucal e higiene bucal em dia. Seja qual o for o motivo que te fez precisar de uma restauração, procure um profissional qualificado, pois somente ele poderá avaliar e determinar como será tratado este dente.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Share: