Raspagem gengival

raspagem-genvivalRaspagem gengival é o nome do procedimento que tem como objetivo de raspar os restos alimentares que estão grudados na superfície dos dentes, e não podem ser removidos apenas com a limpeza dentária. Esses restos alimentares recebem o nome de cálculo dental “tártaro”.

Raspagem gengival: o que é o tártaro?

O tártaro provoca uma inflamação nas gengivas, causando sangramento e inchaço, processo conhecido como gengivite. Caso esse tártaro não seja removido, pode evoluir para uma inflamação nos ossos que seguram os dentes na boca, deixando esses dentes bambos, processo conhecido como periodontite.

Este tártaro pode ter duas localizações: até a região da gengiva ou abaixo da gengiva. Quando o tártaro esta ate a região da gengiva, sua retirada recebe o nome de raspagem supragengival. Quando o tártaro esta abaixo da região da gengiva, recebe o nome de raspagem subgengival.

Quando o tártaro é identificado no paciente, o cirurgião dentista, caso julgue necessário, poderá solicitar exames radiográficos para avaliar se já houve comprometimento dos ossos que seguram os dentes na cavidade bucal, para poder planejar o melhor tratamento para o caso.

Raspagem: o tártaro não faz parte dos dentes!

Portanto, deve ser removido o quanto antes. Eles servem de moradia para várias bactérias e provocam problemas locais. Além disso, podem provocar problemas em outras partes do corpo, caso essas bactérias que ficam alojadas sobre ele consigam passar para a corrente sanguínea.

Mas, por quê acumulamos tártaro?

Quando não realizamos a correta higiene bucal e limpeza dentária , principalmente com a ausência do fio dental, grande parte do que comemos e bebemos permanece em nossas bocas e vão se depositando sobre as superfícies dos dentes, a própria saliva ajuda a endurecer os restos alimentares não removidos.

Como evitar e prevenir?
O uso do fio dental e escovação correta são essenciais para prevenir o crescimento destes problemas. Por isso, escove os dentes depois de todas as refeições e use diariamente o fio dental.
Além de fazer bem para a saúde da sua boca, diminuir a ingestão de açúcares e carboidratos ajudará bastante o seu corpo.

Fique alerta! Sem o tratamento, o tártaro pode progredir trazendo com ele vários problemas e até a perda do dente. Por isso, marque sua avaliação e  vá ao dentista regularmente.