Protetor bucal

Protetor bucal


protetor-bucal-seguro
Protetor Bucal é um aparelho confeccionado pelo dentista, com as medidas exatas da boca do paciente. Ele se encaixa nos dentes para protege-los de qualquer tipo de impacto. Deve ser utilizado sempre que for participar de atividade esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, choques com objetos voadores, contatos físicos brutos ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca.

O objetivo dos protetores bucais é de cobrir os dentes superiores e evitar a fratura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano à boca. Se o paciente estiver usando aparelho ou prótese dentária na arcada inferior, é provável que o paciente precise de protetor bucal nos dentes inferiores também.

Os protetores bucais são diferentes para cada usuário. E por serem feitos sob medida, são extremamente confortáveis e oferecem excelente proteção. Para fazê-lo, o dentista tirará um molde de seus dentes e construirá o protetor em cima do molde. A maioria dos atletas prefere este tipo de protetor, pelo conforto que proporciona.

Não usar protetor bucal é perigoso!

Em um estudo divulgado pela American Dental Association (ADA), mais de 5 milhões de dentes são perdidos por ano. A prática esportiva é responsável por 39% deste caso. Esta média é assustadora e nos alerta sobre os riscos de não utilizar protetores bucais adequados. A prevenção é sempre a melhor maneira não é mesmo?!

A grande maioria dos atletas compra seus protetores em lojas de esporte. O que eles talvez não saibam é que: esse tipo de protetor, não protege da forma como deveria. Isso acontece por conta do material deste protetor (silicone); ele não apresenta absorção de impacto e nem dissipação de forças. Estes protetores são desconfortáveis e podem até provocar lesões.

O ideal é que seu protetor bucal seja feito de maneira customizada. Este procedimento de customização é realizado pelo cirurgião-dentista nos moldes individuais de cada pessoa. O material utilizado neste caso é o EVA, que proporciona melhor absorção e não atrapalha na fala ou na respiração do atleta.

Reabilitar um dente perdido, seja através de implantes ou pinos dentários, custa em média, 5 vezes mais do que adquirir um protetor bucal customizado para você.

Share: