Limpeza dentária

A limpeza dentária é um procedimento realizado para remoção dos restos alimentares nos dentes. Esses restos de comida se depositam ao longo da vida, causando a chamada placa bacteriana.

Muita gente acha que essa placa ou tártaro faz parte dos dentes. Mas não se engane, não faz parte. A higienização bucal nem sempre é suficiente e quando essa limpeza não é feita, as consequências podem ser graves.

As consequências de uma limpeza dentária ineficaz são sérias!

A primeira delas é a gengivite. Um problema causado pela má higienização. A gengivite é uma doença reversível e o tratamento é mantendo o check up bucal em dia.

Quando o tártaro não é removido, além de gengivite, pode causar perda óssea. A perda óssea é a destruição do osso do dente e é uma perda irreversível. Além dessas consequências, outras podem vir junto com a má higiene, são elas: cáriesmau hálito e perda dos dentes.

A limpeza dentária é necessária!

A indicação do procedimento de limpeza dentária é para todas as idades. Em geral, por mais que você cuide muito bem da sua boca, é importante visitar regularmente o dentista. Controlar a placa dental é uma responsabilidade com o seu sorriso!

Como é a limpeza feita em consultório?

Durante a consulta é utilizada uma substância que colore a região onde esta a  placa bacteriana. Neste momento, o paciente pode visualizar toda a sujeira depositada sobre seus dentes, indicando os locais onde ele deve reforçar a escovação e uso do fio dental. Após essa evidenciação da placa bacteriana, a mesma é removida pelo dentista.
O paciente é orientado sobre como evitar a sua formação e correta remoção através da técnica de escovação e uso do fio dental. O flúor também é aplicado sobre os dentes para deixá-los resistentes contra os ácidos que corroem as camadas dos dentes e formam as cáries. A limpeza é uma importante aliada na prevenção das inflamações gengivais, cáries e escurecimentos dos dentes. Este simples cuidado deixa os dentes mais fortes e resistentes, além de um sorriso mais branco e saudável.

Precisa fazer uma limpeza dentária? Agende uma consulta comigo.