Diastema: espaço entre os dentes

Diastema é o nome dado ao espaço existente entre os dentes incisivos centrais superiores. Esteticamente, esse espaço entre os dentes, pode trazer desconforto, pois deixa o rosto infantilizado. Essa situação pode ser resolvida facilmente através do uso de aparelho ortodôntico, restauração de resina, lentes de contato ou facetas (porcelana ou resina).

O fechamento do diastema é a solução para muitos sorrisos

O seu sorriso é seu cartão de visitas! Para algumas pessoas este espaço entre os dentes da frente é considerado sinal de charme. Porém, se não for tratado, em alguns casos, este espaço pode interferir na pronúncia das palavras e prejudicar seu sorriso, chegando até a desalinhar os demais dentes.

Defeito para uns, charme para outros…
Antigamente, as mulheres que apresentavam diastemas, eram consideradas cheias de luxúria e insaciáveis. Na França, o diastema foi apelidado de “dents du bonheur”, o que significa “dente da sorte”. O conceito de beleza é algo muito relativo e não existe certo ou errado, por isso, dentes separados ou não, o que importa é ter confiança para sorrir.

O que causa o diastema?

São vários motivos. Algumas vezes, o diastema aparece antes mesmo da queda dos primeiros dentes de leite. Essa distância entre os dois dentes da frente, pode ter motivos multifatoriais, como:

– Retração gengival
– Freio labial alongado
– Pressão na língua
– Doenças periodontais

E para cada situação há um tratamento. É preciso avaliar e analisar as causas, elaborar uma estratégica de tratamento específico e claro, individualizado.

Muitas vezes o diastema é só uma questão estética e cabe ao paciente determinar se deseja fechá-lo ou não. Manter o diastema é possível, porém, desde que isso não afete sua saúde bucal. Converse com um dentista antes de chegar em uma conclusão.