Primeira vez no dentista: quando é a hora certa?

Primeira vez no dentista: quando é a hora certa?



Muitos pais novos e até os mais experientes se perguntam por onde começar. É normal ter dúvidas quando o assunto é higiene bucal da criança, este post é para esclarecer todas essas dúvidas.

Quando e como começar a higiene na boca da criança?

Antes mesmo do nascimento dos dentes é importante começar a preocupar com a saúde bucal do bebê. Para evitar doenças inflamatórias como candidíase, por exemplo, é importante estar atento à boquinha da criança.

Nessa fase, é indicado o uso de dedeiras dentais, elas facilitam a limpeza da gengiva.

Crianças podem usar flúor?

Há algum tempo atrás, o uso do flúor era contraindicado por não haver estudos que comprovassem a sua eficácia. Porém, hoje existem vários estudos e a recomendação mudou. A Associação Brasileira de Odontopediatria, indica o flúor assim que nascem os primeiros dentes. O uso do flúor é deve ser feito através da quantidade indicada, ou seja: até 3 anos, a quantidade de pasta deve ser de 0,05 gramas, de 3 a 7 anos é recomendado o uso de 0,1 grama, acima dos 7 anos já se pode aumentar a quantidade para 0,3 gramas. Depois desta idade, as crianças já podem fazer o uso dos mesmos cremes dentais dos adultos.

Primeira vez no dentista: quando é a hora certa?

Mesmo que seu bebê ainda não possua dentes, é importante ir ao dentista. As consultas com odontopediatra servem também para avaliar todas as estruturas dos ossos da face dos pequenos, mucosa, freios e gengivas.

A primeira vez no dentista é muito bom tanto para o bebê, quanto para os pais. É importante cuidar tanto dos dentes definitivos quanto dos dentes de leite, para garantir uma saúde bucal impecável.

Você tem filhos e ainda não levou eles no dentista? Fique atento e agende a consulta. A saúde bucal das crianças deve ser tratada com bastante amor, para que quando adultos, o sorriso seja perfeito e saudável.

Share:

Deixe uma resposta