Tenho dente preto e agora?

Manchas nos dentes são mais comuns que se imagina, muitas delas são pequenas e de fácil ajuste, porém existem algumas bem complicadas. Todas as manchas nos dentes precisam ter um diagnóstico e tratamento individualizado.

O surgimento de um dente preto é sempre motivo de preocupação

Em um conceito mais amplo de saúde, além do prejuízo estético, os dentes escuros, muitas vezes, trazem consequências muito ruins para os pacientes. Atualmente, a aparência é muito importante para o convívio social e profissional, com isso, os padrões de beleza desejados pela maioria são dentes saudáveis e brancos. Qualquer alteração na cor de um ou mais dentes compromete o padrão estético, e logo pode desencadear várias outros problemas como por exemplo abalos psicológicos, onde as reações variam desde uma simples maneira de disfarçar o sorriso com manchas, até uma introversão total.

Além de tudo já dito, um dente preto pode indicar algumas condições mais sérias, como a necrose do nervo dentário. Em geral, a descoloração do dente acontece sobre a superfície, mas o escurecimento também pode ser proveniente do interior do dente. Para entendermos melhor, temos basicamente dois tipos de alteração de cor, uma chamada de extrínsecas (na parte de fora do dente) e outra denominada de mancha intrínseca (na parte de dentro dos dentes). A primeira delas, é geralmente a mais fácil de tratar, causada pelo consumo excessivo de alimentos com corantes, já a segunda geralmente envolve tratamentos mais longos, pois geralmente é causada por traumas. Quando você sofre algum trauma no dente, é possível que as células sanguíneas vermelhas que estão dentro dele se rompam.

Como já é sabido, algumas manchas são provenientes de maus hábitos que adotamos ao longo da vida. Por exemplo, o uso de cigarros, além de causar impacto negativo à sua saúde, também pode trazer alteração na cor dos dentes; depois dos alimentos, o cigarro é o que mais contribui para esta mudança devido à nicotina presente. Geralmente, o indivíduo que faz uso de tabaco, possui hábito de fumar e tomar um café em seguida, sem escovar os dentes após esses acontecimentos, é bem possível que essa pessoa desenvolva outros problemas como acúmulo de placa bacteriana, tártaro, gengivite e lesões cariosas.

Tenho dente preto e agora?

A boa notícia para quem sofre com o problema de ter manchas ou dentes desvitalizados é que existem tratamentos de clareamento e restauração para ter dentes saudáveis e brancos novamente. Existem várias maneiras de tratar um dente preto, mas de maneira geral, em casos mais simples são utilizadas técnicas de clareamento dentário, enquanto em casos mais extremos e traumas é utilizada uma ferramenta para desgastar os dentes e posteriormente restaurá-los. No geral, visitar o seu dentista com regularidade pode prevenir este tipo de problema, mas, se você está com um ou mais dentes pretos e não sabe o que fazer, vá até um dentista o mais rápido possível.